Biografia



Deoclides Guimães Filho
Deoclides Guimarães Filho (1959-2022) nasceu em Pirapora – (MG). Passou parte da sua infância e toda a adolescência em Belo Horizonte. Foi criado por sua mãe, Virgínia Gonçalves Guimarães, sem a presença do pai, Deoclides Crispim Guimarães.
Estudou o primário na Escola Estadual Olívia Pinto de Castro Leite, no bairro Novo Glória – Belo Horizonte. Da 5ª série ao 1º ano do segundo grau, estudou no Colégio Primeiro de Maio (bairro Glória – Belo Horizonte) e concluiu o curso de Técnico em Contabilidade na Assedipa (Associação Educacional de Ipatinga – MG). Fez o curso de Letras – Licenciatura Plena na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte – FAFI-BH, atual UNI-BH.
Sempre estudando e trabalhando, foi vendedor ambulante de frutas, verduras, guloseimas. Foi engraxate, feirante, Office boy, vendedor de carnês do Baú da Felicidade, auxiliar de escritório (em departamento de pessoal), corretor de imóveis, professor e empresário gráfico.

Em Ipatinga – MG, cidade em que residiu nos anos 1979 e 1980, participou de eventos na Academia de Letras de lá. Passou e escrever como repórter colaborador nos seguintes  jornais: O Diário da Manhã e a Folha da Manhã, (Ipatinga), O Vale do Aço e o Popular (Coronel Fabriciano), A Semana (Pirapora), Suplemento Literário do Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Jornal o Debate, Jornal de Minas, Jornal de Casa e outros (Belo Horizonte).


De 1982 a 1986 trabalhou no Parque das Mangabeiras, escriturário na Belotur num cargo de auxiliar de faz tudo. Em 1986 publicou seu primeiro livro “Temas e Momentos” – Poesia, que vende 4 edições sucessivas. Monta a Editora DGF Edições, onde editou seus outros livros. 

Em 1991 chegou em Ibirité, fixando residência, como primeiro morador, ao pé da Serra do Rola-Moça, numa chácara, (Atual Bairro Casa Branca de Ibirité). Em 18 de fevereiro de 1991, começa a lecionar Língua Inglesa e Portuguesa (Ensino médio e fundamental),na Escola Estadual Pedro Evangelista Diniz (Centro de Ibirité).

Em 1992 e 2008 foi candidato a vereador por Ibirité, não eleito. Lecionou também em Sarzedo – MG na Escola Juscelino Kubistchek de Oliveira e em Ibirité nas escolas: Escola Estadual Gislayne de Freitas Oliveira, Escola Estadual Professora Yolanda Martins, Escola Municipal P. José Wanderley, Escola Municipal Professora Carmelita Carvalho Garcia – CAIC.

Foi Diretor em Ibirité, nas Escolas Municipais: Maria Martins de Morais (Bairro Cascata) e Professora Carmelita Carvalho Garcia - CAIC (Bairro Novo Horizonte). Nestas trabalhou no Regime democrático, via assembléias colegiadas. 

Como escritor totalizou a publicação de  70 livros, todos com edições esgotadas.

É Autor dos Livros:


                                            


                    clique na imagem para ampliar

PredileçõesO Benfeitor
Realização
Temas e MomentosMeia TiJela (crônicas)A Sucessão do Rei Finrão

É coautor e editor das Antologias (anuários publicados desde 1988):

  • Expresso Mineiro – Poesia,
  • Poesias de caderno – Buritizeiro Pirapora,
  • Poesias de Caderno – Belo Horizonte,
  • Poeminas – Poesias de autores mineiros,
  • Conta Brasil – Contos,
  • Minas Conta – Contos e crônicas de autores mineiros contemporâneos,
  • Poesia Hoje - Anuário de poesias,
  • PoesiBrasil - Poesias de Autores Brasileiros Contemporâneos,
  • Expresso Mineiro – Poesia.


                                       clique na imagem para ampliar


Poesi-Brasil 2004Conta Brasil - 1995Nossa arte 2003Nossa arte - 2001Conta Brasil 2000Conta Brasil 1998Conta Brasil 1996Conta-Poesi-Brasil 2006Poesi-Brasil 1996Nossa arte 2002Poesi-Brasil 2002Poesia de caderno 1987Nossa arte - 2004Nossa arte 2005Poesi-Brasil 1991Poesi-Brasil - 1997Poesi-Conta-Brasil 2003Poesi-Brasil 2000Poesi-Brasil 1990Poesia de caderno 1991Conta Brasil 2002Poesi-BrasilPoesia de caderno1995Poesia de caderno 1996 

clique na imagem para ampliar

tags: